CADE e Banco Central assinam Memorando de Entendimentos
02/03/2018

Em 28.02.2018, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (“CADE”) e o Banco Central (“BACEN”) assinaram um Memorando de Entendimentos para estabelecer mecanismos de cooperação e regras para a análise de atos de concentração e condutas anticompetitivas envolvendo instituições financeiras. Os principais pontos do acordo são os seguintes:

 

  • Atos de concentração: As operações deverão continuar sendo submetidas para a aprovação do CADE e do BACEN, procedimento já adotado antes da assinatura do acordo. No entanto, o BACEN poderá aprovar negócios unilateralmente em situações de risco à solidez e à estabilidade do Sistema Financeiro Nacional.

 

  • Práticas anticompetitivas: As autoridades comunicarão uma à outra acerca de condutas que possam ser assim consideradas, compartilhando dados e informações técnicas úteis à sua apuração. Ademais, prevê-se que o CADE deverá consultar o BACEN antes de impor sanções por violações à ordem econômica.

 

  • Mecanismos de cooperação: As autoridades criarão procedimentos de cooperação técnica e troca de informações. Também preveem a elaboração de guias, treinamentos, seminários e estudos, dentre outras atividades.

 

Maiores informações podem ser obtidas com nossa equipe de Regulação e Concorrência, no e-mail central@mundie.com.br