CADE e Ministério da Fazenda criam grupo para promover competição e inovação
10/11/2017

Em 09 de novembro de 2017, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (“CADE”) e a Secretaria de Acompanhamento Econômico, do Ministério da Fazenda (“SEAE”), publicaram no Diário Oficial da União a Portaria Conjunta n.º 2, criando um grupo de trabalho para coordenar a atuação conjunta de promoção da concorrência como instrumento para elevar a competitividade e a inovação na economia brasileira.

O Grupo deverá elaborar propostas de cooperação contemplando as seguintes atividades:

(i) a execução de ações para estimular a concorrência, o bem-estar do consumidor e o desenvolvimento econômico;

(ii) a troca de informações entre os órgãos;

(iii) o aprimoramento dos instrumentos previstos no Programa de Parcerias de Investimentos – PPI, coordenado pela Presidência da República; 

(iv) as ações de advocacia da concorrência

(v) a elaboração de estudos setoriais, e

(vi) a capacitação dos servidores.

O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 90 (noventa) dias, prorrogáveis pelo mesmo período. 

Trata-se de louvável iniciativa para fortalecer a integração dos órgãos do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (‘SBDC”) e criar rotinas e procedimentos de advocacia da concorrência no Brasil.

Esse trabalho abre uma ampla oportunidade aos agentes dos mais variados setores econômicos para identificar, sugerir e contribuir com iniciativas de avaliação e propostas de melhorias de aspectos concorrenciais em seus mercados de atuação.

O time de Regulação e Concorrência de Mundie e Advogados está à disposição para maiores esclarecimentos acerca do assunto.

Sócios:

Ana Claudia Beppu (acb@mundie.com.br)
Elinor Cotait (ecc@mundie.com.br)
Guilherme Ribas (gfr@mundie.com.br)